Estados Depressivos na Adolescência, Os

Autor(s) Daniel Marcelli

22.00 17.60 -20%

Consultar Condições

Editora: Climepsi Editores
Ano: 2002
Nº Páginas: 216
Peso: 0.340 Kg
Dimensões: 155x230x12 mm
ISBN: 9789727960453
Categoria(s) Psicologia , Psicologia , Psicologia
Disponibilidade: Em Stock
Adicionar ao Carrinho

Esta obra destina-se a psiquiatras, pediatras e psicoterapeutas e a todas as pessoas que se vêm confrontadas com os problemas dos adolescentes ou são simples curiosos do processo psíquico da adolescência.
Nela são abordadas várias questões de capital importância:
Apresentação das depressões na adolescência, particularmente delicadas nesta fase da vida em virtude das ligações entre a psicologia da adolescência e o processo depressivo, mas cuja realidade clínica não deixa qualquer dúvida graças á utilização de critérios de diagnóstico e de múltiplos estudos epidemiológicos recentes.
Exposição de diferentes estados depressivos, tristeza e melancolia, crise ansioso-depressiva, síndrome depressiva grave, depressividade e equivalentes depressivos.
Estudos destes estados depressivos sob os seus múltiplos aspectos, semiológicos, epidemiológicos, terapêuticos, ambientais, tendo em conta as diversas ligações que mantêm com a «crise da adolescência» e a elaboração psicológica específica desta idade. Para cada um, o prognóstico, a evolução e sobretudo o tratamento são sensivelmente diferentes.
Desenvolvimento particular consagrado às relações entre processos de adolescência e problemática depressiva. Além disso, as relações entre tentativa de suicídio e depressão e entre o adolescente
deprimido e a sua família necessitam de uma atenção especial nesta idade, em que a depressão pode entravar o processo de maturação em curso.