Psicoterapia Bonding - Emoções e Mudança Terapêutica

Autor(s) Domingos Neto

16.90 15.21 -10%

Editora: Climepsi Editores
Ano: 2022
Nº Páginas: 248
Peso: 0.380 Kg
Dimensões: 230x160x14 mm
ISBN: 9789727963881
Categoria(s) Psicologia , Psicologia
Disponibilidade: Em Stock
Adicionar ao Carrinho

A psicoterapia bonding é uma psicoterapia biopsicossocial, generalista, isto é, pode ser aplicada a vários tipos de perturbações mentais. É também narrativa; isto é, as exclamações e expressões emocionais inserem-se numa narrativa verbal e lógica que o doente constrói, sessão a sessão, com o psicoterapeuta, e que pode ser de curta, média ou longa duração.
Não é de admirar que muitas explicações sobre o funcionamento da Psicoterapia Bonding recorram à neuro-imagem, fluxos cerebrais,cérebro emocional, vias associativas, condução nervosa e sináptica, porque ela recorre a gritos, respiração, posturas corporais.


A importância que o autor dá ao mundo das emoções, sentimentos e afectos — os gostos e os desgostos da vida, o prazer e o desprazer na vida — é tão significativa, explicativa e tradutora do seu percurso de psiquiatra, psicanalista e psicoterapeuta como do seu trabalho de investigador, professor e clínico.
Perscrutar, entender, avaliar e conduzir a complexa dinâmica daquilo que nos move, comove e faz transcendermo-nos é o seu desígnio.
Seres de alma e coração, pelo desejo nos abrimos à pesquisa, conhecimento e invenção e pelo afecto nos ligamos ao semelhante, aos outros seres, às coisas e às ideias. São os sentimentos que nos fazem voar nas asas do pensamento e correr para a realização. São as emoções que fixam o conhecimento; é o afecto que determina a sua florescência e a produção de novos saberes. Sem afectividade não há cor, música, poesia; não medra a arte nem cresce a ciência; morre a criação e definha o pensamento.
in prefácio
Doutor António Coimbra de Matos