A obra nosográfica de Kraepelin é resultante da aplicação de um método rigoroso às manifestações clínicas das doenças mentais.
Kraepelin faz uma marcha precisa e paciente no domínio da descrição.(...)Partindo da sua concepção médica da doença mental e contra as concepções morais da Psiquiatria, Kraepelin propõe que os Hospitais Psiquiátricos deixem de ter uma estrutura asilar, carcerária, que se abandonem os tratamentos coercivos e punitivos e que se caminhe na via da reabilitação do doente mental.
A modernidade de Kraepelin revela-se não apenas no desenvolvimento de um método científico para a observação sistemática dos fenómenos de doença e sua classificação, como pela concepção da própria doença e pela visão humanista da Psiquiatria integrada na Medicina em geral. Com Kraepelin dá-se a passagem efectiva do conceito de «Loucura» para o de «Doença Mental». Na sua clínica de Munique suprime o isolamento dos doentes, assim como os meios violentos de contenção, desenvolve programas de terapia pelo trabalho.
Demência Precoce, A - 2ª Parte
Autor(s)
Emil Kraepelin
13.00€ 11.70€ -10%
Editora:
Climepsi Editores
Ano:
2005
Nº Páginas:
206
Peso:
0.240 Kg
Dimensões:
155x230x10 mm
ISBN:
9789727961603
Categoria(s)
Psiquiatria
Adicionar ao Carrinho
Disponibilidade:
Em Stock