Entrevista Clínica e Cuidados ao Paciente

17.50 15.75 -10%

Editora: Climepsi Editores
Ano: 2004
Nº Páginas: 192
Peso: 0.280 Kg
Dimensões: 155x230x10 mm
ISBN: 9789729590894
Categoria(s) Medicina Clínica e Interna
Disponibilidade: Em Stock
Adicionar ao Carrinho

Passaram vinte e quatro anos desde o aparecimento da primeira edição deste livro. Neste período ocorreram mudanças significativas nos cuidados de saúde. Existe o perigo real de perder de vista o lado humano, á medida que os médicos tentam responder às restrições do tempo com questões mais directas, com o objectivo de recolher mais eficaz e prontamente os dados, à custa do estabelecimento de uma relação de ajuda.
Uma entrevista eficaz é a chave para inspirar o indispensável sentimento de confiança no médico que torna provável a adesão, por parte do paciente, ao tratamento recomendado, aumentando a probabilidade de um desfecho favorável. O melhor método é um estilo aberto de entrevista e de colheita de dados, que constitui o tema central deste livro.
«É um texto bem escrito, de leitura acessível e com alguma da bibliografia mais actual. É de grande utilidade para o aluno de medicina , que durante a sua formação deve aprender a ouvir, aprender técnicas de entrevista eficazes e descobrir formas de estabelecer uma boa relação com o paciente. Para o interno em fase de especialização que deve aprofundar a compreensão dos fenómenos saúde/doença integrando uma miríade de factores, antes de mais, valorizando a entrevista clínica como a mais eficaz ferranenta de diagnóstico.
Para o médico-clínico que deseja aperfeiçoar a metodologia da entrevista entrada no paciente, reforçar terapêuticamente a relação médico-paciente e ajudar o paciente a melhorar com satisfação de ambos.
Muitos ensinamentos contidos neste livro são úteis para profissionais não médicos e que trabalham na área da saúde, caso dos enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas, sociólogos e todos os outros em que o contacto profissional com os pacientes seja frequente ou o campo de investigação lhes esteja próximo.»