Para além de se pôr em causa o sistema e os métodos pedagógicos, apercebemo-nos de que é a própria situação de aprendizagem que desencadeia medos que perturbam a organização intelectual.
O confronto com as regras e a autoridade, o encontro com a dúvida e a solidão, inerentes aos processos de aprendizagem e do pensamento, despertam então uma inquietação demasiado profunda contra a qual é ilusório querer lutar com os instrumentos pedagógicos habituais. Aprisionar os medos, dar-lhes uma forma aceitável pelo pensamento a fim de não determinarem a ruptura dos procedimentos intelectuais, eis a condição indispensável para reconciliar essas crianças com o saber escolar.
O recurso a temas culturais que podem metaforizar estes receios parece ser um excelente meio para libertar o desejo de saber de percepções pessoais demasiado dominadoras.
E é nesse sentido que Serge Boimare se apoia nos romances de Júlio Verne para abordar a matemática ou a gramática, e na Bíblia ou na mitologia para ensinar a ler e a escrever.
Através de exemplos precisos e minuciosos, o autor mostra a que ponto a restauração da função imageante é uma fase indispensável se se quiser ajudar estas crianças,que sofrem de sérias dificuldades de aprendizagem, a acederem à dimensão simbólica.
Criança e o Medo de Aprender, A
Autor(s)
Serge Boimare
12.00€ 9.60€ -20%
Consultar Condições
Editora:
Climepsi Editores
Ano:
2001
Nº Páginas:
168
Peso:
0.260 Kg
Dimensões:
155x230x7 mm
ISBN:
9789728449810
Categoria(s)
Pedopsicologia
Adicionar ao Carrinho
Disponibilidade:
Em Stock